Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias
Respeito e Valorização da Vida.
Entidades sociais de Minas ganham alívio em despesas

Fonte: Jornal Estado de Minas

24/11/2009 - Uma grande corrente solidária em favor de entidades sociais. Em incentivo ao esforço das instituições filantrópicas para dar assistência a crianças abandonadas, idosos, drogados, alcoólatras, o governo de Minas, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), lançou nessa quinta-feira o programa Conta com a gente, visando aliviar as contas de creches, abrigos, albergues e outras instituições.

As entidades podem se beneficiar de duas formas. A primeira garante subsídio de 25% no valor mensal das contas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa). Todos os cadastrados no programa terão desconto nas tarifas de luz e água. “O objetivo é que as instituições possam alcançar sustentação financeira e usar recursos em outras melhorias”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves, durante a assinatura do convênio ontem no Palácio da Liberdade.

Além da garantia da renúncia nos valores das contas, o programa prevê uma campanha para incentivar empresas e pessoas a se tornarem possíveis padrinhos, fazendo doações a cada mês também por meio do pagamento de luz e água. Caso seja cadastrado, a concessionária passa a cobrar do cliente o valor desejado e faz o repasse por meio de isenção no boleto da instituição social escolhida. O mínimo a ser doado é de R$ 5. Se o valor repassado por padrinhos for superior à quantia paga pela entidade, o restante é repassado, em dinheiro.

Cadastro

A estimativa é de que cerca de 3 mil instituições façam o cadastramento para obter o benefício. Para isso, é preciso acessar o site criado pelo programa, imprimir, preencher e assinar o formulário do Certificado de Regularidade e, em seguida, encaminhá-lo para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. “Cada um pode escolher uma entidade que participa do programa e doar a quantia que desejar”, disse a presidente do Servas.

Antes da confirmação do cadastro, é preciso que a documentação da entidade seja aprovada pela Sedese e que a Copasa marque data para uma vistoria ao local de funcionamento. Para garantir a execução do programa, o Ministério Público Estadual fará monitoramento do programa para garantir a continuidade.

Nos últimos cinco anos, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Recanto Feliz São Francisco de Assis atendeu mais de 10 mil pessoas em Minas com problemas variados, servindo desde abrigo de longa permanência para dependentes químicos quanto para crianças carentes. Segundo a presidente da instituição, Rosane Freitas de Oliveira Cunha, o Conte com a gente atende pedido antigo das entidades para ajuda na redução de custos. “Por exemplo, é uma ajuda para dar um fim de vida mais digno para os idosos”, afirma.

Programas
Ações
Servas nas Redes Sociais
Acompanhe o Servas nas principais redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!
     
Visite os Sites:
Servas - Serviço Voluntário de Assistência Social. Todos direitos reservados.
Av. Cristóvão Colombo, 683 . Funcionários . Belo Horizonte . MG . CEP 30140-140
Telefax (31) 3349-2400 . servas@servas.org.br

Desenvolvido por marcosloureiro.com