Assistência Social

18 de dezembro de 2015

DAS – Diretoria de Assistência Social

É o núcleo do Servas que apoia a entidades de assistência social em todo Estado de Minas Gerais com o fim de fortalecê-las estruturalmente e auxiliá-las na melhoria do desempenho de suas atividades.

Creches, institutos de longa permanência de idosos, dentre outras entidades com demandas formalmente cadastradas  são assistidas pela GAS por meio do fornecimento de bens arrecadados, como alimentos, agasalhos, cadeiras de rodas, entre outros.

 

CalorHumano

110622015_OmagemO objetivo é arrecadar roupas de frio e cobertores para doar às pessoas que mais precisam e que menos têm como se aquecer no frio. Em 2015, teve duração de dois meses (junho a agosto) e contou com apoio de diversos parceiros do setor público e privado para disponibilizar pontos de coleta, divulgação em mídias e campanhas com seus públicos internos. No total, arrecadou mais de 13 mil peças.

Carinho de Mãe

BANNER_GESTANTES_SERVAS2015O curso para gestantes é um projeto abraçado pelo Servas e criado pela Associação Feminina de Assistência Social e Cultural da Polícia Militar de Minas Gerais (Afas), que o realiza semestralmente para policiais militares, bombeiros militares, dependentes dos oficiais e para a comunidade civil. Servas e Afas firmaram uma parceria em 2015 para que o Carinho de Mãe seja levado a ainda mais pessoas. Já foi realizado em conjunto pelas duas instituições na Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais e em Ribeirão das Neves. Outro parceiro do “Carinho de Mãe”, para o Servas, é a Drogaria Araujo, que contribuiu muito para realizar a primeira edição do curso em 2016, no Centro de Referência das Gestantes Privadas de Liberdade, em janeiro.

Cursos de Modelismo

10082015_CursoModelismoMOC02Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Servas ofereceu, entre agosto e setembro de 2015, quatro cursos de modelismo para moradores de áreas em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora e Montes Claros. As aulas foram ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), nas sedes da instituição de cada município. Ao todo, foram disponibilizadas 80 vagas.

 

Parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM)

IMG_8459 (1)Durante a 34ª Exposição Nacional Mangalarga Marchador, realizada em julho de 2015, aconteceu a Vila Gastronômica, um espaço organizado para reunir culinárias de várias regiões do estado e também de vários países. A entrada para esse espaço era permitida por meio da doação de um quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados foram repassados ao Servas e distribuídos a diversas entidades de Belo Horizonte, região metropolitana e outras regiões de Minas Gerais. Além disso, na mesma exposição, a ABCCMM doou ao Servas um estande onde foram instalados pontos de coleta da campanha #CalorHumano.

Ensaio Aberto da Orquestra de Jerusalém

20150828_135414Em agosto de 2015, cerca de 70 jovens foram levados pelo Servas para assistir ao Ensaio Aberto da Orquestra de Jerusalém, no Instituto Filarmônica, a convite da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).

 

 

Parceria com Fartura Gastronomia

IMG_7190Em 2015, o Servas e o projeto Fartura Gastronomia se aliaram para arrecadar alimentos e distribui-los a quem mais precisa. Os ingressos para o Festival Fartura BH poderiam ser comprados (R$15) ou adquiridos por meio da doação de cinco quilos de alimento não perecíveis. Tanto a quantia arrecadada pela venda dos ingressos quanto os alimentos doados foram repassados ao Servas. Os mantimentos foram distribuídos em instituições filantrópicas de Belo Horizonte e de diversas regiões de Minas Gerais.

Turma da Alegria

SONY DSC

O trabalho de voluntariado corporativo é muito valorizado pela gestão 2015 Servas e, por isso, em outubro de 2015, os funcionários se uniram em prol de uma causa muito especial: visitar instituições que atendem crianças em situação de extrema vulnerabilidade social e levar a elas muita diversão e sentimentos do bem. Ao todo, sete equipes com colaboradores foram até as crianças e bebês para levar brinquedos, livros, roupas infantis, fazer brincadeiras, contar histórias, entre várias outras atividades que arrancaram muitos sorrisos. E que fizeram um bem enorme a quem se dedicou a essa ação. Ao todo, foram sete abrigos visitados em Belo Horizonte e região metropolitana: TJ Criança Abriga, Associação Árvore da Vida, Associação Irmão Sol, Abrigo Lar Cristão de Belo Horizonte, Associação Estância Paraíso, Lar Fraternidade Irmão Fábio e Unidade de Acolhimento Bem Querer.

Concertos Didáticos do Instituto Filarmônica

IMG_7610Em outubro de 2015, cerca de 700 Idosos atendidos por entidades filantrópicas e instituição de longa permanência de idosos de Belo Horizonte e aproximadamente 700 crianças e jovens da rede pública de ensino Minas foram levados pelo Servas à Sala Minas Gerais para participar dos concertos didáticos do Instituto Filarmônica, que representam a oportunidade de interagir com os músicos de uma orquestra e de conhecer a função de cada instrumento que faz parte dela.

#AbraçaMariana

IMG_7793Um dia após a tragédia do rompimento da barragem de mineração em Mariana, na região central de Minas Gerais, o Servas mobilizou parceiros, sociedade civil, poder público e setor privado para promover a campanha de doações de alimentos, água mineral, peças de vestuário, produtos de higiene, produtos de limpeza, ração de cães e gatos, e vários outros itens que foram necessários para repassar às vítimas da tragédia.

 

Apoio à Campanha do Papai Noel dos Correios

DSC_0057O Servas, em parceria com os Correios, levou a Mariana a campanha #EuAcreditoEmPapaiNoel com o objetivo de atender os pedidos das cerca de 300 crianças dos distritos de Bento Rodrigues, Camargos e Paracatu de Baixo, no município de Mariana/MG, e do município de Barra Longa. Os municípios foram palco do rompimento da barragem de resíduos de mineração que afetou a vida de comunidades locais. O Servas conseguiu apoio de empresas como Codemig, Copasa e Cemig para apadrinhar as cartinhas recebidas, tanto dos municípios e distritos atingidos pela tragédia, quanto de abrigos institucionais de Belo Horizonte e região metropolitana.

Entrega de presentes pelo Papai Noel em Barra Longa e Mariana

IMG_8460Em parceria com os Correios, o Servas vai realizar dois eventos de entrega dos presentes doados por meio da campanha de adoção de cartinhas enviadas ao Papai Noel dos Correios: um em Mariana e outro em Barra Longa, para levar bastante alegria às crianças atingidas pelo rompimento da barragem de mineração.

 

Festa de Natal para crianças atendidas em abrigos institucionais

SONY DSC

O Servas realizou, em dezembro de 2015, o evento de entrega dos presentes doados por meio da campanha de adoção de cartinhas enviadas ao Papai Noel dos Correios pelas crianças atendidas por abrigos institucionais de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

 

Cantata de Natal

SONY DSC

Em dezembro de 2015, o Servas, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), promoveu a Cantata de Natal, com apresentação de dois corais de projetos sociais na Praça da Liberdade: o Coral Minueto, do projeto Núcleo de Cidadania da Polícia Militar, em Ribeirão das Neves, e o Coral Artistas da Paz, do Morro das Pedras, em Belo Horizonte, e que é mantido pela Sociedade Cruz de Malta em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais.

 

Campanha de Natal do Servas

CampanhaNatalServas2015Com os lemas “Neste Natal, faça uma criança voar” e “Ajudar a desenvolver o potencial de alguém pode ser o melhor presente”, o Servas realizou sua campanha de Natal durante o mês de dezembro de 2015. Em vez de carrinhos, bonecas, bicicletas, entre outros brinquedos que são comuns para presentear as crianças, o Servas pediu-se a doação de produtos que realizassem de imediato o sonho daquelas que só querem mais um incentivo para dar asas à imaginação: lápis de cor, cadernos divertidos, livros de ficção, canetinhas, giz de cera, estojos, entre outros. Todo o material arrecadado foi destinado a crianças de 2 a 12 anos atendidas por creches e abrigos institucionais de várias regiões de Minas Gerais apoiadas pelo Servas e que fizeram o cadastro junto à Gerência de Assistência Social (GAS) para receber suporte.