Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Brinquedoteca
Apoio para recuperação de crianças em hospitais públicos.
O Programa
Brinquedotecas Móveis vão para hospitais - Lúcia Sebe
Estação Alegria é tema da Brinquedoteca na Santa Casa - Renato Cobucci
Brinquedoteca do Hospital João Paulo II - Lúcia Sebe
Brinquedotecas - Apoio aos profissionais de hospitais e creches

O Programa Brinquedoteca, desenvolvido pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), é direcionado a crianças em escolas, creches e hospitais públicos e filantrópicos, oferecendo suporte lúdico a profissionais que lidam com esse público. É desenvolvido em três modalidades:

Brinquedoteca Móvel - apoio a hospitais públicos e filantrópicos

A Brinquedoteca Móvel é um programa desenvolvido pelo Servas com o apoio do Governo de Minas e parceiros que visa contribuir com o trabalho desenvolvido em hospitais públicos e filantrópicos que atendam crianças e adolescentes. Foi lançado em 17 de agosto de 2009 pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo governador Aécio Neves.

Com projeto arquitetônico especial desenvolvido por equipe técnica e criação registrada pelo Servas, a Brinquedoteca Móvel é composta por dois módulos articulados e sobrepostos divididos em compartimentos com 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. O módulo é equipado também com TV, DVD e MP4. O projeto atende a crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Projetada com as dimensões de 0,60 m de profundidade por 1,40 m de altura, com rodízio e material leve, permite deslocamento entre ambientes.

São quatro modelos ilustrados com animais da fauna brasileira: onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. Os brinquedos foram escolhidos cuidadosamente, seguindo a orientação de pedagogos e terapeutas. É equipada também com bandejas para que a criança no leito possa ter apoio para brincar, facilitando também a interação entre eles.

Brinquedoteca Hospitalar - Apoio na recuperação de crianças hospitalizadas

A Brinquedoteca Hospitalar é uma iniciativa do Servas e Governo de Minas que objetiva contribuir para a recuperação de crianças em tratamento em hospitais públicos ou filantrópicos, por meio de atividades lúdicas. O programa foi lançado em 2007 pela presidente do Servas, Andrea Neves.

Com o apoio de parceiros e do Governo de Minas, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), o Servas se responsabiliza pela adaptação dos espaços. São projetadas considerando-se as necessidades afetivas, sociais e psicopedagógicas de crianças hospitalizadas. Um dos resultados do programa é tornar a criança parceira ativa de seu tratamento, aumentando a aceitabilidade em relação à internação.

Todas as unidades são equipadas com mobiliários específicos, equipamentos eletrônicos ( som, TV, DVD e computador) brinquedos pedagógicos, jogos e obras infantis, como livros, CDs e DVDs, para crianças até 14 anos.

Já foram implantadas cinco Brinquedotecas Hospitalares em Belo Horizonte, sendo duas em alas pediátricas da Santa Casa, uma no Hospital Infantil João Paulo II, uma no Hospital da Baleia e outra no Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai).

Caixa de Brinquedos - Apoio lúdico a creches de todo o Estado

O Programa Brinquedoteca – Caixa de Leitura, destinado a creches, foi lançado em fevereiro de 2004 pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo governador Aécio Neves. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), usou a metodologia dos projetos Caixa de Brinquedos e Mala de Leitura, do Laboratório Brincar.

Executado com recursos financeiros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), beneficiou mais de 35 mil crianças de zero a 6 anos em 460 creches de 129 municípios do Estado. Também promoveu a capacitação de cerca de 700 educadores infantis para o desenvolvimento das funções psicomotoras e emocionais das crianças atendidas, mediante atividades pedagógicas. O programa entregou kits, formados por 110 brinquedos e 27 livros, em embalagens separadas por faixa etária, de zero a 2 anos, de 3 e 4 anos e 5 e 6 anos, para creches de várias regiões do Estado.

NOTÍCIAS
Brinquedoteca no Blog Anjo pela Paz
Entrega de Brinquedoteca em Santo Antônio do Monte
Diamantina recebe Brinquedoteca Móvel
Apresentadora agradece doação de Brinquedotecas Móveis em São João del Rei
Brinquedotecas Móveis, entregues em Araxá, estão em pleno funcionamento
Lançamento do programa

VÍDEOS
Andrea Neves apresenta Brinquedoteca Móvel em vídeo
Assista a todos os vídeos sobre o Programa Brinquedotecas

RÁDIO
Acesse a Rádio Servas

SITE
Acesse o site do Programa Brinquedoteca
Programas
Ações
Servas nas Redes Sociais
Acompanhe o Servas nas principais redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!
Facebook Servas     
Visite os Sites:
Servas - Serviço Voluntário de Assistência Social. Todos direitos reservados.
Av. Cristóvão Colombo, 683 . Funcionários . Belo Horizonte . MG . CEP 30140-140
Telefax (31) 3349-2400 . servas@servas.org.br

Desenvolvido por marcosloureiro.com