Araxá recebe a Caravana Servas

05 de setembro de 2017

No último sábado, 2 de setembro, a Caravana Servas esteve em Araxá, no Triângulo Mineiro, para levar cidadania a quem mais precisa. A instituição levou para a cidade conhecida por suas águas termais o Carinho de Mãe, curso para gestantes em situação de vulnerabilidade social, e apoiou a realização de mais um encontro da Rede Cuidar, programa do governo de aprimoramento da Rede Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social. Também foram entregues kits contendo geladeiras, cadeiras de rodas e lâmpadas para entidades socioassistenciais indicadas pelas primeiras-damas de 24 municípios da região. O evento ocorreu na Escola Estadual Polivalente e o Servas contou com a parceria da Cemig, Polícia Militar, Drogaria Araujo e o Governo do Estado de Minas Gerais para realizar a ação.

“Foi um dia importante porque foi a primeira vez que o Servas foi a Araxá, ao Triângulo Mineiro, ao Alto Paranaíba, para estar próximo das pessoas. Realizar o Carinho de Mãe, nosso curso de gestantes, para mais de 150 mulheres da região foi uma alegria imensa”, definiu a presidente Carolina Pimentel.

Carolina conta que nutria o desejo de estender para as diferentes regiões do estado, os projetos e ações do Servas e quando surgiu o convite da prefeitura e do deputado estadual João Bosco para levar a Carvana Servas a Araxá, a sugestão foi aceita prontamente.  “Sempre desejamos levar o trabalho do Servas para mais cidades e regiões do estado, com o objetivo de estar mais perto de quem mais precisa.             O Servas está completando 65 anos, foi criado na época do governador Juscelino Kubitschek, portanto é uma entidade histórica, sua primeira presidente foi dona Sara Kubitschek e estou numa posição de honrar esse posto com muito trabalho e humildade”, acrescentou.

Com a Caravana, o Servas tornou possível essa regionalização com várias ações conjuntas. Atividades que são desenvolvidas em Belo Horizonte, região metropolitana e outras cidades do interior, foram reunidas em um só evento. “São atividades sempre baseadas no respeito e na dignidade, enxergando o outro como nosso semelhante, como parte do todo”, destacou a presidente do Servas.

Carolina Pimentel ainda visitou três instituições socioassistenciais de Araxá. Conheceu o trabalho desenvolvido pela Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (FAMA) e pelo Centro de Atendimento à Criança. Depois, foi recebida com muito carinho pelo Sr. José Tadeu Silva, diretor fundador do Hospital Casa do Carinho, que organizou uma bela cerimônia preparada pelo coral de atendidos da instituição, que é uma instituição filantrópica que atende, de forma humanizada, pessoas com distúrbios psiquiátricos.