Servas faz visita inédita a território indígena

31 de janeiro de 2018

 

 

 

Pela primeira vez em 65 anos de história, o Servas esteve em um território indígena. No último dia 18 de janeiro, a presidente da instituição, Carolina Pimentel, visitou a aldeia Itapicuru, um dos povoados dos Xakriabá, em São João das Missões, município distante 700 quilômetros da capital mineira, no norte do estado.

O povo Xakriabá forma a maior nação indígena de Minas Gerais e é conhecido pelas práticas culturais como dança, música, medicina, extrativismo e, especialmente, o artesanato em cerâmica e palha.

Carolina Pimentel imergiu no universo Xakriabá. Conheceu toda a produção artesanal e participou de uma bela cerimônia mítica daquele povo. “Uma experiência única e um momento importante para a história do Servas, que se propôs, em minha gestão, ir mais longe para ajudar quem mais precisa”, lembrou a presidente do Servas, reforçando ainda para os artesãos indígenas que Minas Gerais é o primeiro estado do país a criar uma política pública para o artesanato.

O programa tem o objetivo de valorizar o segmento. Suas ações fundamentam-se nos princípios da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, da valorização do território como reconhecimento da singularidade e da autenticidade da produção artesanal local, bem como da preservação da tradição, da identidade local e do senso de comunidade.

Como parte da Caravana Servas, Carolina Pimentel também doou geladeiras, lâmpadas e cadeiras de rodas para instituições socioassistenciais de municípios vizinhos.

Foi a primeira viagem da caravana em 2018 conforme destacou a presidente do Servas. “Fomos buscar inspiração e força junto ao povo Xakriabá, em São João das Missões. História de dor, luta, resistência e de vitória. É o início de um longo trabalho juntos, se Deus quiser. Fomos recebidos com muito carinho”.

Na ocasião, também foi assinado assinatura do convênio de cooperação financeira entre a Fundação Banco do Brasil e a Organização dos Grupos de Roça do Povo Indígena Xakriabá para o projeto Sistema de Irrigação Xakriabá.

O prefeito de São João das Missões, Zé Nunes, também índio xakriabá, agradeceu a visita do Servas e a parceria nesse projeto. Ele destacou que o objetivo é oferecer aos agricultores familiares e produtores rurais do município mais oportunidades e incentivo na área da agricultura.