Servas levou ação do Rua do Respeito ao Abrigo São Paulo

19 de junho de 2018

 

Promover dignidade às pessoas em situação de rua por meio da garantia de direitos básicos a todo cidadão brasileiro. Esse é um dos objetivos do Servas, que levou, nesta terça-feira (19/6), ações do Rua do Respeito ao Abrigo São Paulo, região noroeste da capital mineira. A atividade foi realizada em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Drogas, e abriu a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas.

A ação ofereceu aos abrigados da instituição e a moradores do entorno diversos serviços que fazem parte do projeto Rua do Respeito. A população foi atendida por dentistas voluntários na van odontológica do Servas, escolheu roupas e sapatos na Lojinha Solidária – os itens foram doados na campanha Calor Humano e fez exames de saúde básicos com especialistas parceiros. Também teve assistência jurídica e orientação sobre prevenção ao uso de drogas.

Durante o atendimento odontológico, as pessoas receberam kits de higiene bucal, receberam orientações sobre escovação e fizeram limpeza dentária e restauração simples. “Estive no atendimento do dentista, um trabalho bacana, importante para a gente que está em situação de rua”, comentou Dario Barcelos, lembrando que o atendimento odontológico era uma antiga demanda dos coletivos que trabalham com esse público.

As gêmeas Gislene e Gilmara saíram satisfeitas do abrigo por terem escolhido as próprias roupas e sapatos na Lojinha Solidária. “É bom que eu vou usar para sair com meu namorado”, brincou Gilmara.

Agora, o Rua do Respeito vai levar dignidade para a população em situação de rua de Montes Claros e região. A ação será no próximo dia 26, na Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz), a partir das 8h às 17h.